Specialized lança bicicleta que acompanha o crescimento das crianças

Specialized lança bicicleta que acompanha o crescimento das crianças

25 de maio de 2021 0 Por bikekidsbrasil

Nova linha Jett criada pela Specialized promete nutrir a vontade de pedalar das crianças com uma ótima primeira experiência e uma bicicleta que as acompanha por mais tempo

Você já reparou quantas bicicletas infantis ficam rapidamente abandonadas, só acumulando poeira naquele canto escuro da garagem? Isso acontece principalmente por dois motivos. O primeiro é que crianças crescem rápido e a bike logo fica pequena. Outra razão é a qualidade da bicicleta. Bikes ruins oferecem experiências ruins e logo são esquecidas pelos pequenos.

Pensando nisso a Specialized apresentou a nova linha Jett que oferece bicicletas infantis com conforto por se ajustar perfeitamente ao corpo do pequeno ciclista, a partir de um design totalmente voltado para as crianças. A ideia é dar um impulso à paixão por andar de bicicleta oferecendo uma ótima primeira experiência. Isso significa que as crianças terão mais probabilidade de continuar pedalando por muitos anos.

No entanto, durante os clássicos “impulsos” de crescimento das crianças, a bicicleta infantil com encaixe perfeito costuma ter uma vida curta, por isso a Specialized criou uma linha de bicicletas que se adapta melhor, por mais tempo. A Jett é uma bike infantil com uma gama impressionante de ajustes que pode entregar uma experiência e conforto por aproximadamente três anos de uso.

Pesquisando o bike fit para criança

No desenvolvimento da linha Specialized Jett, os engenheiros levaram as crianças à sede da Retül, em Boulder, CO (EUA), um parceiro da Specialized desde 2012, para coletar os dados da criançada nas bicicletas e observar a mecânica de como elas estavam pedalando.

“Nossas equipes fizeram suas pesquisas e descobriram que crianças de 5 a 12 anos crescem nos braços e nas pernas mais rápido do que no torso. Então, precisávamos fazer uma bicicleta que fosse proporcional e ajustável para o rápido crescimento dos braços e pernas, para alcançar o ajuste perfeito várias vezes durante a vida da bicicleta junto à criança,” acrescenta à Specialized, com sede em Morgan Hill, na Califórnia (EUA). “Os dados coletados foram otimizados no processo de design para aumentar o conforto, eliminar pontos de dor comuns, prevenir lesões futuras e melhorar o potencial do ciclista para o desempenho na bicicleta”

O que torna a Jett diferente das outras

A maioria das bicicletas infantis é ajustáveis, então o que torna a Jett tão especial? Basicamente, tudo se resume a uma gama mais ampla de ajustes, juntamente com um aplicativo inteligente e marcações de dimensionamento que tornam muito fácil para os pais configurar corretamente a bicicleta.

Usando o aplicativo Jett Fit Tool, você começa medindo a altura de seu filho junto com o comprimento de suas pernas e braços. Isso fornece o ponto de partida para o ajuste e o aplicativo orienta você por todas as configurações exatas da bicicleta.

Os ajustes começam com o canote que é seis cm mais longo do que a maioria dos canotes típicos de bicicletas infantis. Além desse aumento de curso, o canote tem números identificados que correspondem ao app – então, em vez de medir certa altura, você apenas alinha o número indicado pelo aplicativo.

Na frente, a Jett apresenta guidão com apenas 5° de inclinação para trás. Isso ocorre porque o guidão deve ser girado para trás para acomodar os pilotos com braços mais curtos e, assim, manterá seus pulsos em um ângulo adequado. Mais uma vez, as posições do guidão têm marcas de alinhamento com as instruções do aplicativo – não é mais preciso adivinhar onde as barras deveriam estar.

Embora não sejam exclusivas da Specialized, as bicicletas da linha Jett têm punhos de diâmetro menor e alavancas de freio de alcance mais curto que permitem melhor controle e manobrabilidade, inspirando mais confiança nos ciclistas. A linha Jett tem selim específico para crianças e um pedivela mais estreito criando um alinhamento quadril-joelho-tornozelo e isso ajuda a evitar dores nos joelhos e aperfeiçoa a potência da pedalada. O pedivela, também, tem possibilidade ajuste. São duas opções de tamanhos de acordo com o local onde prende o pedal.  

Além disso, a Jett entrega uma experiência de qualidade, por sua leveza. A Jett 24” tamanho ‘MS’ pesa 9.39kg e a Jett 20” ‘MS’ pesa 8.76kg, por exemplo.

A nova Jett estará disponível no Brasil, a partir de junho de 2021, nos seguintes modelos/ tamanhos de rodas:

Jett 16” Single Speed (monomarcha);
Jett 20” Single Speed (monomarcha);
Jett 20” Multispeed, com uma transmissão de 7 velocidades;
Jett 24” Multispeed, com uma transmissão de 8 velocidades.