Teste: bike Sense Impact 20

Teste: bike Sense Impact 20

12 de setembro de 2020 1 Por bikekidsbrasil

A Sense conseguiu mudar o mercado de bikes infantis e nós fomos conferir o que fez tanta diferença

Apresentada em agosto de 2019, a linha infantil da Sense mudou o mercado de bicicletas para crianças no Brasil. A chamada linha Grom veio com as bikes Impact nas opções de aros 16, 20 e 24. Foi uma proposta nova no Brasil, oferecendo bikes de verdade e não brinquedos. Isso elevou a experiência de pedalar para outro nível, aumentando o prazer da criança. A aposta da Sense deu certo e, graças a esse lançamento, temos hoje, muito mais crianças pedalando felizes.

Tivemos a oportunidade de ver essas bikes com atenção e colocar a Impact 20 para ser testada pra valer pelo nosso pilotinho Rafael Fonseca.

Logo de cara, a primeira coisa que chama a atenção na Impact 20 é o fato dela ser semelhante a uma bike de adulto. É como se ela fosse uma miniatura da linha Impact de adulto. Essa simetria acontece tanto pelos grafismos como pela geometria. A Sense aro 20 muda o conceito de bicicleta de brinquedo com temática de super herói para oferecer uma bike de verdade, igual à dos pais. Essa pegada continua na utilização de componentes de mountain bike e de uma geometria mais esportiva.

Componentes

A Sense Impact 20 tem uma linha de componentes semelhante à de outras bikes importadas do segmento de infantis. São peças das linhas mais básicas, mas já com uma qualidade superior. O quadro é construído em alumínio 6061 utilizando a mesma tecnologia de desenvolvimento e fabricação das bikes adultas. A suspensão é uma Suntour XCT com curso de 63mm. É uma suspensão simples de mola, mas as opções para aro 20 nesse quesito são bem restritas. 

A relação, de oito marchas, utiliza câmbio apenas traseiro Altus M310 com passador Shimano M315 do tipo grip shift. A Sense optou por utilizar cassete Shimano HG31 11×34 em conjunto com coroa 28 dentes incorporada ao pedivela Sense de 127 mm de comprimento.

Os freios até poderiam ser hidráulicos. Mas já é um avanço a utilização do freio a disco, mesmo com acionamento a cabo. O uso do freio a disco é estendido para toda linha Grom, inclusive a aro 16. Todo o cabeamento é interno e esse é mais um ponto positivo para a pequena Impact.

Geometria

Uma das coisas mais legais da Impact 20 é a sua semelhança com a Impact Pro. E não é só no visual, a aro 20 tem a geometria muito próxima à da sua irmã ‘mais velha’.  Alguns ângulos são, inclusive, os mesmos. Esse desenho da bike coloca a criança numa posição mais agressiva e deixa a pilotagem mais esportiva e, porque não, mais divertida.

Pilotando

Todo esse cuidado e desenvolvimento da Sense com os produtos ‘grom’ muda, na prática, a tocada de quem pilota. A Impact 20 provou isso. Ela é uma bike que coloca os pequenos riders em uma posição confortável – e isso é excelente para aqueles pedais mais longos – mas, também, deixa a criança numa postura pronta para segurar a bike numa situação mais radical. A Impact 20 está sempre na mão do piloto. Ela não prega sustos em que pedala e se comporta estável mesmo em situações mais críticas como curvas mais fechadas e saltos. É uma bike para se aventurar em trilhas, ideal para levar as crianças para se sujar à vontade e voltar cheios de histórias para contar.