Balance Bikes: o melhor jeito de aprender a pedalar
13 de setembro de 2020Equilíbrio é a peça chave para se andar de bicicleta. As chamadas “Balance Bikes” ou bicicletas de equilíbrio são ideais justamente por ajudar a criança a desenvolver e dominar essa habilidade. As bicicletas de equilíbrio não possuem pedais, o que permite que crianças menores se impulsionem usando seus pés e pratiquem equilibrar seus pesos sobre a bicicleta. As crianças que começam a aprender com uma bicicleta de equilíbrio frequentemente pulam as rodinhas laterais e passam diretamente para uma bicicleta com pedais. E isso já é uma vantagem e tanto!
Segundo estudos, crianças só estão plenamente aptas a pedalar por volta dos quatro anos de idade. Porém, desde cedo, elas já desenvolvem as habilidades de equilíbrio. O que as bicicletas sem pedal fazem é justamente separar essas duas habilidades – equilibrar e pedalar – dando foco na que é natural a qualquer criança: o equilíbrio!
As bicicletas com rodinha por sua vez, fazem o contrário. Focam no processo de aprender a pedalar e tiram o benefício do treino de equilíbrio. Além disso, o uso das rodinhas auxiliares dá a falsa sensação de controle. As rodinhas acabam virando uma muleta de apoio e, quando são retiradas, vem a desilusão, já que a criança percebe que não desenvolveu habilidades para controlar a bicicleta.
Entre as vantagens do uso da balance bike, podemos observar:
- Melhora na autoconfiança
- A criança pode ‘pedalar’ mais longe e em diversos tipos de terreno
- Aprendizado intuitivo do equilíbrio, trabalhando tanto o equilíbrio dinâmico como o estático.
- Já pode começar a usar com 18 meses
- Melhora a coordenação bilateral
As bicicletas de equilíbrio permitem que as crianças apoiem seus pés no chão quando sentirem que estão perdendo o equilíbrio, se firmando rapidamente e prevenindo uma queda. Isso as deixa mais confiantes e no controle da bike tornando a atividade muito mais divertida.