Guia do comprador de bicicletas de MTB infantis
10 de setembro de 2020Diferentemente das bicicletas de adulto que, além do aro têm-se as opções de tamanho do quadro, as bikes infantis e juvenis são medidas apenas pelo tamanho das rodas. Os tamanhos variam entre 12″ a 24″, para crianças menores até as mais altas.
Em geral, o tamanho certo depende da idade e da altura de seu filho. O ponto de partida é medir a altura do futuro ciclista e, em seguida, confira a tabela abaixo para encontrar os potenciais tamanhos de rodas ideais para a criança.
Depois de ter uma ideia do tamanho da roda, considere também medir a altura entrepernas da criança. Isso irá ajudá-lo a encontrar uma bike que seja confortável para ele fique acima da altura do tubo superior para montar e desmontar da bicicleta. O ideal é que a criança possa ficar em pé facilmente sobre a bike com os pés no chão e com cinco ou seis centímetros entre a criança e o tubo superior da bicicleta.
É importante que o selim seja ajustado na altura correta. Em geral, para bicicletas de equilíbrio e para as primeiras bikes sem rodinhas infantis, os pés do seu filho devem encostar totalmente no chão quando ele estiver sentado. Para bicicletas com rodinhas laterais e para ciclistas que se sentem confortáveis em bicicletas com pedais, apenas os dedos dos pés devem ser capazes de tocar o chão. Esse ajuste da altura do selim irá mudando à medida que a criança crescer e adquirir habilidade e confiança.
O ajuste do selim é importante, também, para o posicionamento do joelho. Quando as crianças estão aprendendo, elas devem ter mais flexão em seus joelhos para que possam colocar seus pés no chão com facilidade. Isso lhes dará mais confiança na bicicleta. À medida que se sentem mais confortáveis, você poderá levantar o selim, para que elas possam obter a extensão total das pernas para uma melhor pedalada.
Uma dúvida muito comum é se a bicicleta deve possuir marchas ou não. As marchas aumentam significativamente a versatilidade da bicicleta e reduzem a fadiga permitindo que seu filho acompanhe a família em trajetos mais longos ou enfrente melhor os terrenos irregulares. Porém, no início, não é recomendado o seu uso. É mais importante que as crianças aprendam a se equilibrar e a pedalar corretamente. É por isso que as bikes menores normalmente possuem apenas uma relação. À medida que ganham capacidades de condução de bicicletas, confiança e força das mãos, você pode atualizá-las para uma bike infantil com algumas marchas.
Um último conselho: não compre uma bike que seja grande para seu filho pensando que ele irá crescer. Isso pode retardar o aprendizado e afetar a sua confiança. Uma bicicleta que se adapte bem é mais fácil de aprender a pedalar e mais agradável para a criança. Geralmente, você saberá que encontrou o modelo correto se seu filho estiver se sentindo confiante e animado na bicicleta.
Muito Bom. Parabéns pelas informações
O problema é que os donos do mercado mataram as bikes 26 né… Chamo isso de golpe pega bobo… hehehe