Dicas e mais dicas sobre o uso de capacete para crianças

Dicas e mais dicas sobre o uso de capacete para crianças

10 de junho de 2021 1 Por bikekidsbrasil

Qualquer criança que anda de bicicleta está se desenvolvendo e aprendendo e, nesse processo de evolução, é certo que erros vão acontecer. No caso das bikes, esses erros normalmente significam tombos. As quedas nem sempre podem ser evitadas, mas podemos cuidar dos equipamentos de segurança para evitar ferimentos mais graves.

O capacete é um dos sistemas de segurança mais importante para os pequenos ciclistas. Estudos apontam que um bom capacete pode reduzir os riscos de ferimentos graves na cabeça em até 88%. E, embora a maioria dos pais compreenda a importância de seus filhos usarem capacete, eles podem não perceber como é vital que o equipamento seja usado corretamente. Não basta comprar um capacete e colocá-lo na cabeça. Em vez disso, deve ser colocado, usado e ajustado corretamente sempre que as crianças andam de bicicleta.

Continue lendo esse guia para saber mais sobre dicas para convencer a criança a usar capacete, aprender a escolher corretamente o capacete e ajustá-lo de forma certa.

Como convencer uma criança a usar capacete

Acredito que o primeiro passo para uma criança usar o capacete é convencê-la a usar. Pensando nisso, separei algumas dicas que vão ajuda-lo nessa tarefa.

1. Ensine a razão

Explique para a criança a importância de se usar um capacete quando pedala. Troque ideias de como um capacete pode proteger a cabeça e o cérebro. Ensine que o cérebro é responsável por todas as funções do corpo. Será um momento ótimo de aprendizagem e diálogo e, entender o motivo ajudará as crianças a adquirirem o hábito saudável de usar capacete sempre que pedalarem.

2. Dê exemplo

Ações valem mais que palavras. Você serve de modelo para seu filho e, pode ter certeza, eles estão aprendendo com você através da observação. Use sempre capacete e seus influenciados o seguirão.

3. Exemplo profissional

Da mesma forma, é importante mostrar para a criança que aquele ciclista profissional que ele admira sempre está com o capacete na cabeça quando está pedalando.

4. Mais cedo

Não é impossível ensinar uma criança mais velha a usar capacete, mas eu posso te garantir que é bem mais difícil do que quando ela ainda é mais nova e está começando a pedalar. Quanto mais cedo criar o hábito de usar capacete sempre que andam em algo com rodas, mais fácil isso se tornará um hábito para a vida toda.

5. A escolha é da criança

A maioria das crianças não acha legal usar capacete. Assim, é preciso facilitar para elas e criar um pouco mais de vontade. Uma forma de fazer isso é a deixando escolher o capacete. A melhor opção será aquela que agrade ao pequeno e que fique confortável para ele.

6. Amigos

Por fim, tente encorajar os amigos do seu filho a usar capacete. Crianças aprendem e têm a tendência a imitar os colegas.

Como escolher o capacete certo

O mercado está repleto de opções de capacetes infantis, mas é preciso ficar atento a uma série de detalhes para definir a escolha mais adequada. Veja essas dicas:

1. Tamanho

Não compre capacete pela idade. O capacete deve ter o tamanho certo, de acordo com a cabeça da criança. Um complicador nesse ponto é que cada marca costuma ter uma definição diferente para determinados tamanhos. Assim, caso não seja possível experimentar o capacete, meça a circunferência da cabeça da criança e pegue informações com o fabricante sobre o modelo ideal.

2. Homologação

Um capacete homologado é a garantia de que ele cumpre os requisitos de segurança. No Brasil, o Inmetro é o responsável pela aprovação de capacetes.  Nos Estados Unidos, o capacete deve cumprir as regras da Comissão de Segurança dos Produtos dos Consumidores (CPSC). Na Europa devem contar com a homologação CE-EM 1078.

3. Conforto

Quando se fala em conforto, o melhor capacete é aquele que você esquece que está usando. Para chegar mais perto desse ideal procure por capacetes com ajustes, espumas, leve e ventilado.

4. Modalidade

Escolha o capacete conforme o uso que a criança fará. Qualquer que seja a modalidade, o pequeno ciclista terá um capacete específico para ela. Um capacete de mountain bike, por exemplo, é bem leve e com áreas de ventilação enquanto um de BMX Racing é todo fechado, semelhante a capacetes de moto.

Como ajustar o capacete de forma correta

Agora vamos à parte final. A forma certa de ajustar o capacete à cabeça da criança.

1. Posição

O capacete deve ficar alinhado, seguindo a parte baixa da testa. A distância entre a sobrancelha e o capacete deve ser de dois dedos, o que é suficiente para não limitar a visão e proteger a testa em caso de colisão. Certifique-se de que eles podem olhar para cima para ver tudo na frente.

2. Alças laterais

As correias laterais devem fazer um “Y” logo abaixo das orelhas. Verifique se os dois lados estão na mesma altura.

3. Tira do queixo

Aperte a tira de queixo do capacete para que ele fique firme na cabeça. Certifique-se de que seu dedo não cabe no espaço entre a alça e o queixo. Isso garantirá que o capacete sempre fique na cabeça e forneça proteção total em todos os casos.

4. Verifique tudo

Depois de ajustar o capacete, certifique-se de verificar o seguinte:

  • Peça ao seu filho que abra bem a boca. Se o capacete puxar para baixo na cabeça, é sinal de que ele está ajustado corretamente. Caso contrário, consulte a etapa 3 e ajuste a faixa do queixo.
  • Se seu filho não consegue ver a parte frontal do capacete quando olha para cima, você deve apertar ambas as tiras laterais e a tira do queixo novamente.
  • Se o capacete escorregar e se mover enquanto seu filho balança a cabeça, você deve ajustar o anel de ajuste ou colocar uma espuma de dimensionamento para um ajuste mais confortável.

Agora que tudo está ajustado é só partir para o pedal com a garotada!

Se você achou este artigo, por favor, me avise na seção de comentários e compartilhe com os amigos para que mais crianças estejam protegidas.