Pro BMX BH vai lutar para reativar bicicross na capital mineira

Pro BMX BH vai lutar para reativar bicicross na capital mineira

11 de setembro de 2020 0 Por bikekidsbrasil

Associação Pro BMX BH é criada com a união de pilotos e pais para retomar a modalidade de ciclismo em Belo Horizonte.

Mesmo em meio à pandemia de covid-19 e a paralisação de todas as competições de bicicross no país, uma novidade deve movimentar o cenário da modalidade em Minas Gerais. No último dia 24 de agosto, foi formalizada a criação da Associação Pro BMX de BH.

A Pro BMX BH foi fundada com o objetivo de contribuir para o crescimento do ciclismo, especialmente a modalidade BMX Racing, de Belo Horizonte. Criada por pilotos e pais de competidores, a associação terá como primeiro desafio, a construção de uma pista para a prática da modalidade na cidade. O cenário atual não é nada animador. Os praticantes de bicicross da capital não tem um local de treino e precisam se deslocar para cidades vizinhas como Betim e Sete Lagoas para treinar.

Belo Horizonte já foi um dos polos do BMX nacional. Nas décadas de 1980 e 1990, a cidade contava com pistas no Mineirinho e no Parque das Mangabeiras. Além disso, ainda tinha-se a opção das pistas do Eldorado e do Parque Fernão Dias, em Contagem. Com o tempo, as pistas foram fechando e o BMX da cidade praticamente morreu.

Por isso surgiu a necessidade de criação da associação para reverter essa situação. O estado conta com pistas em doze cidades. A Federação Mineira de Bicicross (FMBx) organiza um campeonato estadual e a ASPAM – Associação de Pais e Amigos do BMX de Betim realiza a Copa Minas de BMX. As competições contam ponto para o Ranking Mineiro da FMC – Federação Mineira de Ciclismo.